terça-feira, 30 de março de 2010

Entrevista com Maria Glória Teixeira do IPJ

A Técnica Superior do Instituto Português da Juventude, Maria Glória Teixeira, entrou hoje em contacto connosco a fim de marcarmos uma entrevista. Combinamos encontrar-nos com ela na quarta-feira, dia 7 de Abril.

Cruzada solidária deu 15 mil sopas

A Cruzada de Bem Fazer de Campanhã criou, fez ontem, segundo o Jornal de Notícias, um ano. Esta iniciativa destina-se a famílias carenciadas de Campanhã. "Actualmente, esta associação atende, em média, 80 carenciados daquela freguesia do Porto. Já ofereceu 15 mil sopas e pretende alargar o projecto para atender mais pessoas necessitadas.
...
A "sopa da cruzada" é da inteira responsabilçidade dos voluntários. Apenas recebem ajuda da Junta de Campanhã, que disponibilizou o espaço do Centro Social para servirema a sopa e contribui com alimentos provenientes do Banco alimentar contra a fome.
...
Na cozinha conta com voluntários que não têm descanso."Fazemos o que é preciso fazer, trabalhamos como um aequipa e às 19h a sopa está pronta a servir" diz Clara Simões, voluntária da Cruzada:"

Para ver a noticia na integra
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1530807

segunda-feira, 29 de março de 2010

Projecto solidário


Os núcleos dos alunos do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho juntaram-se para realizar uma campanha de recolha de bens com a finalidade de ajudar a Oficina de S. José, instituição que acolhe e apoia crianças, adolescentes e jovens.
Tendo em conta que esta instituição desempenha um papel extremamente importante na educação destes jovens e vive simplesmente dos apoios financeiros da Segurança Social e de pequenas receitas de alguns recursos próprios, os núcleos dos alunos do ICS pedem a colaboração de todos neste projecto solidário.
A Oficina de S. José agradece qualquer tipo de ajuda material que possam dar, essencialmente roupas, brinquedos e livros.

Apesar de não termos mais informação sobre a data da recolha, sabemos que a iniciativa irá decorrer no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Aqui fica o endereço do GACCUM (Grupo de alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho) caso alguém esteja interessado.
http://www.gaccum.com/

quarta-feira, 24 de março de 2010

Receita para ser voluntário

Para ser voluntário:

Vontade (1/2 chávena)
Disponibilidade 3 colheres
Boa disposição (q.b)
Compromisso ilimitado

Encha-se com meia chávena de vontade, até estar convencido. Junte 3 colheres de disponibilidade e misture. Enqunto mistura prepare uma boa dose de boa disposição. Por último, cubra tudo com compromisso (essencial, sem o qual o voluntário não fica bem preparado). Está pronto para missionar.

Embora esta informação não tenha relevância para o trabalho final, encontramo-la durante a nossa pesquisa e achamos que era engraçado publicá-la aqui. Esperamos que muitos sigam esta receita e se tornem voluntários!

Aqui fica o site do qual foi retirada esta receita
http://portugalvoluntario.com/top.html

terça-feira, 23 de março de 2010

Guião da reportagem televisiva e sonora

Reportagem de Televisão

Tema: O trabalho desenvolvido pelos voluntários das instituições de solidariedade social escolhidas

Objectivo principal: Conhecer o trabalho desenvolvido por estes voluntários, acções em que participam, suas dificuldades e motivações

Estrutura da Reportagem:
-Traçar um "B.I" de três voluntários (um de cada uma das instituições escolhidas)
-Mostrar o trabalho que desenvolvem
-Dar a conhecer os números existentes de voluntários em Portugal
-Perceber quais as motivações que levam estes jovens a tornar-se voluntários
-Sociológo faz um enquadramento mais científico destas motivações
-Mostrar a importância das iniciativas dos voluntários pelo lado de quem recebe
-Dar a conhecer as necessidades que os voluntários sentem ou não em conciliar a sua vida pessoal e profissional com o trabalho de voluntariado

Reportagem de Som

Tema: As instituições de solidariedade, sua missão e história

Objectivo principal: Perceber como funcionam as instituções, que tipo de ajuda prestam e recebem, e que iniciativas promovem

Estrutura da Reportagem:
- Tipo de Instituições que existem em Portugal
-Apresentar as instituições escolhidas
-Falar um pouco com o responsável de cada uma (como funcionam, como surgiram, que ajudas prestam e recebem, que iniciativas promovem..)
-Funcões que estas pessoas desempenham dentro destas instituições
-Iniciativas, dificuldades, perspectivas para o futuro

sábado, 20 de março de 2010

Limpar Portugal


Hoje fomos limpar Portugal. Em todo o país apareceram mais de 100 mil voluntários de todas as idades, que não se deixaram amedrontar pelo mau tempo. Este é mais um exemplo de que não é preciso muito para ajudar o outro, apenas um pouco de tempo, boa vontade e boa disposição.
A campanha foi inspirada num projecto semelhante que ocorreu em 2008 na Estónia, e teve como objectivo limpar o maior número de espaços florestais possível, no dia em que se comemora o Dia Mundial da Árvore.
Além disso, o projecto Limpar Portugal é um movimento cívico que pretende promover a educação ambiental e ajudar à reflexão sobre a problemática do lixo, do desperdício e do crescimento sustentável.
Agora, Plantar Portugal é a iniciativa que se segue, um outro movimento de cidadãos que pretendem contribuir para a conservação das áreas florestais destruídas por incêndios e alterações climáticas. Amanhã, dia 21 de Março, pede-se à população que, uma vez mais, contribua voluntariamente para um futuro mais verde, plantando uma árvore.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Um dia produtivo

Hoje foi um dia produtivo! Recebemos a resposta ao e-mail que enviamos a Glória Teixeira, Técnica Superior do Instituto Portugês da Juventude. Ficamos de enviar o nosso contacto para, desta forma, marcarmos uma reunião com ela.
Por outro lado, o arquivo de informação está a crescer cada vez mais. Já temos inúmeros sites com informações bastante pertinentes, que tentaremos o mais possível ir postando aqui.
Vários colegas ligados ao trabalho voluntário também já se mostraram dispostos a ajudar. Um deles falou connosco sobre o trabalho que desempenha nas equipas de rua, que distribuem refeições e outros bens de primeira necessidade aos sem-abrigo. Achamos que a oportunidade de acompanhar uma destas equipas seria enriquecedora para o nosso projecto, pelo que tentaremos marcar uma reunião e acompanhar, algumas vezes, estas equipas antes de procedermos à recolha de imagens e testemunhos, para, desta forma, nos familiarizarmos com o ambiente e com as pessoas.


Alguns sites referentes ao tema:

juventude.gov.pt
voluntariado.pt
bolsadovoluntariado.pt
plataformaongd.pt

segunda-feira, 8 de março de 2010

Cronograma Voluntariado

Memória Descritiva do Projecto